As Portas do Mar Pernambucano

Diretor:

Capital: Serinhaém (cerca de 500 habitantes) – ver figuras importantes

Número de Engenhos: (595 tarefas) – ver pontos de interesse e freguesias e engenhos

O Cabo de Santo Agostinho é uma formação costeira que adentra o mar pernambucano mais ao sul da cidade do Recife. É um dos trechos mais importantes de toda a capitania, pois toda a movimentação de navios passa por essa região. Essa região é considerada a porta aos mares pernambucanos desde que o explorador Vicente Yáñez Pínzón desembarcou ali antes mesmo da descoberta do Brasil e continuou sendo durante a guerra contra os holandeses quando o capitão-mor Matias de Albuquerque tornou a fortaleza do Cabo num dos pilares da sua resistência contra os holandeses.

O povoamento do Cabo de Santo Agostinho começou com o massacre dos índios Caetés pelo capitão-mor de Pernambuco em vingança por matarem o Bispo Sardinha. Depois, a colonização avançou com a fundação da Vila Formosa do Serinhaém. Hoje, apesar do discreto crescimento, esta é uma área importantíssima pela qualidade do seu solo e pelo número de engenhos na região.

Governo Atual

Durante a guerra liderada pelo capitão-mor Matias de Albuquerque, o rio formoso ganhou grande importância. Era através deste rio que as embarcações realizavam os transportes e as comunicações entre o forte Real de Bom Jesus e a Bahia de Todos os Santos. Muitos conflitos ocorreram para se manter essa estratégica posição, incluindo a admirável resistência do capitão Pedro de Albuquerque Melo com apenas vinte homens que sacrificaram suas vidas no combate contra um exército de seiscentos holandeses liderado pelo coronel Von Schkoppe.

A conquista das terras de Serinhaém e do Cabo de Santo Agostinho ocorreu de forma paralela ao Forte Real de Bom Jesus. Ambos foram sitiados no mesmo momento por mais de três meses e só capitularam quando já estavam tão fracos de fome e cansaço que mal conseguiam se movimentar. Diferente do Real de Bom Jesus que não só foi conquistado pelo coronel d’Artischau como também totalmente destruído, o Cabo de Santo Agostinho foi mantido intacto por seu conquistador: o coronel Von Schkoppe.

Atualmente, as terras de Serinhaém foram repovoadas, os engenhos reativados e o Cabo de Santo Agostinho fortemente guarnecido. Afinal, essa é uma posição extremamente estratégica, que protege a entrada pelo mar até a capital do mar holandês

.

Figuras Importantes

 

Hendrick Hamel

Nomeado pela Câmara da Amsterdã para ser um dos cinco membros do Alto e Secreto Conselho do Brasil, este homem chegou ao Brasil com seu filho …

 

Adriaen van Ballestrate

Nomeado pela Câmara da Zelândia para ser um dos cinco membros do Alto e Secreto Conselho do Brasil, este homem começou a vida de forma humilde. Ele trabalhou como carpinteiro na cidade de Middleburgo e ganhou fama no seu ofício. Realizou assim importantes relações políticas e comerciais com os diretores da Companhia das Índias Ocidentais para conseguir seu cargo.

A disposição para o trabalho duro deste recém-nomeado conselheiro foi logo atestada por seus pares. Mal chegou nas terras de Pernambuco, já programou uma viagem para conhecer os domínios holandeses no Novo Mundo. Ele visitará todas as cidades e praças fortes desde o Recife até as fronteiras no São Francisco. Todos dizem que é o mais cotado para assumir o governo holandês caso um dia o governador Nassau decida retornar à Europa.

Pedro de Albuquerque

Em breve

Jodocus Stentten

Em Breve – Pregador protestante Dominus de Santo Agostinho

Johannes Eduardi

Em Breve – Pregador protestante Dominus de Serinhaém

 

Pontos de Interesse

 

Vila Formosa de Serinhaém

A vila formosa de Serinhaém nunca foi muito habitada ou teve grandes construções. Por muito tempo, não passou de algumas casas esparsas ao longo da costa pernambucana. No entanto, sua importância não deve ser subestimada por ser a primeira jurisdição independente depois da capital no Recife. Além disso, possui um potencial enorme para engenhos de açúcar. Por esse motivo, existem nove companhias de soldados guarnecidos no local, sob o comando do Major Carey.

Guarnição: 750 soldados

 

Forte Van der Dussen (do Pontal)

É uma bateria murada com hornaveque do lado do morro em forma de tenalha e circundada por uma forte paliçada. Tem a função de manter o domínio de todo o porto, visto que seus tiros alcançam toda a barra. Toda esta fortificação, assim como seus anexos a Torre Domburch e a Bateria da Barra (descritas abaixo) está sob o comando dos capitães Lassie e Advocat.

Guarnição: 196 homens

Artilharia: 6 de bronze

 

Torre Domburch

É uma torrre no morro em que está o forte Van der Dussen que serve mais para a guarda avançada que para a defesa, por isto, é pouco fortificada apenas com uma paliçada.

Guarnição: Mínima

Artilharia: 4 de bronze

 

Bateria da Barra

Esta é uma pequena bateria construída em pedra, ao pé do morro do Pontal, na barra, já na entrada do porto. É muito boa e segura, mas é aberta por trás, sem que possa ser fechada por sua conformação na terra. Sua principal função é castigar os navios que entram no porto.

Guarnição: Mínima

Artilharia: 3 de ferro

 

Câmara de Serinhaém

Em todas as capitanias conquistadas, a política holandesa estimula a criação de câmaras políticas com representantes do povo. Geralmente, formadas por dois “escabinos” que tem interlocução direta com os líderes holandeses e quatro representantes do povo. Atualmente, esses cargos são exercidos nesta capitania pelos seguintes integrantes.

Lourenço Ferreira Betancour (esc.)

Miguel Fernandes de Sá

Gil Lopes

Simeão Vieira

Francisco Fernandes Anjo

 

Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Esta igreja foi o início do Arraial do Cabo quando se iniciou seu povoamento. Ainda hoje é o principal ponto de encontro dos católicos nos duas de domingos.

 

Rio Formoso

Nos primeiros anos da guerra por Pernambuco, com o Recife conquistado, a barra deste rio era o principal porto que levava suprimentos a Matias de Albuquerque no Forte Real de Bom Jesus. Hoje, o rio formoso não possui a mesma importância que um dia possuiu naquele período, mas ainda é a principal forma de escoamento da cana de açúcar dos engenhos locais para depois ser transportado para a capital do Brasil Holandês no Recife.

 

Ruínas do forte de Formoso

Esta era uma singela fortificação que ficou conhecida pela incrível defesa que fez o capitão Pedro de Albuquerque Melo com vinte homens apenas. Ele manteve sua posição contra seiscentos soldados liderados pelo coronel Von Schkope. Após quatro dias de sítio, todos os vintes defensores do local estavam mortos, excetos por seu capitão e outro soldado, que ficaram tão gravemente feridos que se considerou um milagre terem sobrevivido. O próprio coronel holandês descreveu a ação dos defensores como tão corajosa que ganhou sua admiração. Hoje, restam apenas as ruínas daquela defesa que ganhou enorme fama.

 

Freguesias e Engenhos

 

Engenho de Arantagil

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Miguel Fernandes de Sá. Produção: 65 tarefas (Lavradores: o partido da fazenda, João Machado e Francisco Ferreira Sá).

Engenho de Itapurucu

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Daniel Haen. Produção: 69 tarefas (Lavradores: o partido da fazenda, Dona Maria, Mateus Vaz e Heindrick de Orgel).

 

Engenho de Waca

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Álvaro Fragoso Toscano. Produção: 47 tarefas (Lavradores: Dona Catarina Favilha e Gil Lopes Fegeira).

 

Engenho de Dona Catarina

Restam apenas as ruínas deste engenho que pertence a dona Catarina de Albuquerque. Produção: Nenhuma.

 

Engenho de Camaragibe

É um bom engenho que possui moenda. Pertence a Blancol Mendes. Produção: 48 tarefas (Lavradores: Gaspar Velho, Domingos Pereira, Manuel da Cunha e Petro Peres).

 

Engenho de Aracuara

Restam apenas as ruínas deste engenho que pertence a Vicente Campelo. Produção: Nenhuma.

 

Engenho de Coucaupe

Restam apenas as ruínas deste engenho. Produção: Nenhuma.

 

Engenho de Sangoa

É um bom engenho que possui moenda. Pertence a Manuel Pinto Pereira. Produção: 53 tarefas (Lavradores: Domingos Gonçalves, João Cordeiro, Miguel Álvares Maran e Violante d’Araújo).

 

Engenho do Rio Formoso

É um bom engenho de bois que possui moenda. Pertence a Servaas Carpentier. Produção: 90 tarefas (Lavradores: Bernardo da Costa, Manuel Velho Pereira e Domingos Gonçalves).

 

Engenho de Trapiche

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Jacques Pires. Produção: 16 tarefas (Lavradores: Jan Caer, D. Maria Soares e Domingos Fernandes Viegas).

 

Engenho de Todos os Santos

É um engenho que possui plantação, mas não possui moenda. Pertence a Francisco Fernandes Anjo. Produção: Nenhuma.

 

Engenho Nossa Senhora da Palma

Restam apenas as ruínas deste engenho. Produção: Nenhuma.

 

Engenho de Nossa Senhora do Rosário

É um bom engenho que possui moenda. Pertence a Pero Lopes de Vera. Produção: 74 tarefas (Lavradores: o partido da fazenda, Gaspar Camelo e Diogo Lopes Bartolomeu).

 

Engenho São Braz

É um engenho que não possui moenda, de forma que as canas são levadas para o engenho Nossa Senhora do Rosário do mesmo dono. Pertence a Pero Lopes de Vera. Produção: 40 tarefas (Lavradores: Jan Blaer, Cipritana Charynho e Francisco Ferreira).

 

 Engenho Jaseru

É um bom engenho que possui moenda. Pertence a Lourenço Ferreira Betancor. Produção: 33 tarefas (Lavradores: Gaspar Correia Viegas, Antônio Correia Rego e Rodrigo Álvares Viegas).

 

Engenho das Ilhetas

É um engenho que não possui moenda antes do ano vindouro. Pertence a Jacob Stouchhower. Produção: Nenhuma.

 

Engenho de Nossa Senhora da Guia

Não está indicada as informações sobre este engenho.