O Último Bastião ao Português

Diretor: Bento Maciel Parente:

Capital: São Luís- ver figuras importantes

Número de Engenhos: ??? – ver pontos de interesse e freguesias e engenhos

No século passado, as forças ibéricas derrotaram os invasores franceses tanto no Rio de Janeiro quanto no Rio Grande. Os índios Tupinambás, que foram aliados dos franceses na primeira capitania, foram expulsos das terras cariocas. Marcharam a esmo para capitania do Maranhão, onde fizeram seu novo lar. Esse foi o mesmo destino dos franceses liderados pelo francês Des-Vaux que sofreram igual derrota na capitania do Rio Grande. A convergência desses dois grupos gerou uma nova tentativa de colonização francesa.

Não demorou para o Reino da França enviar uma força colonizadora para região, sob a liderança do Monsieur de La Ravadiere. Ali, se fundou o forte e a povoação de Saint Louis. Essa colônia invasora foi descoberta pelo capitão-mor do Ceará, o famoso Martim Soares Moreno. Em seguida, seu amigo Jerônimo de Albuquerque, antigo capitão-mor do Rio Grande, derrotou esses inimigos na gloriosa batalha de Guaxendubá.

A expulsão do Monsieur dela Ravadiere e seus exércitos marcou o fim do ciclo de invasões francesas nas terras do Novo Mundo. O povoado São Luís se tornou a capital da capitania do Maranhão, com Jerônimo de Albuquerque, seu conquistador, se tornando também seu primeiro capitão-mor.

Governo Atual

Com toda uma gigantesca terra para ser explorada além do rio Amazonas, a capitania do Maranhão cresceu muito em importância. A cidade de São Luís foi elevada ao mesmo status que a cidade de Salvador, dividindo as terras do Novo Mundo em duas: o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão. Todo o plano de transformar o Maranhão num trampolim para uma nação própria foi por água abaixo com a chegada dos novos invasores holandeses.

Depois dos invasores conquistarem as capitanias de Pernambuco, Itamaracá, Rio Grande, Paraíba, Alagoas e agora Ceará, resta apenas o Maranhão para consolidarem sua vitória. O capitão-mor Bento Maciel Parente, veterano das explorações no Grão-Pará e Amazonas, agora observa a chegada de dezenove embarcações holandesas nos horizontes marinhos da sua capitania. Mal sabe ele que, apesar da recente trégua entre os portugueses e holandeses na Europa, o governador Nassau enviou ordens para ignorar a paz e tomar as terras maranhenses para seus domínios. E o almirante Joan Cornellizon Lichtart está disposto a tudo para completar a sua missão.

 

Figuras Importantes

 

Bento Parente

Bento Parente possui um histórico de causar inveja a qualquer um. Nascido no Velho Mundo, ele chegou na Terra de Vera Cruz para combater os franceses no Rio Grande. Participou da vitória contra os invasores em Saint Louis. Realizou entradas exploratórias que partiram de São Vicente e Maranhão.

Hoje, lidera as forças desta capitania. Mas a sua biografia não acabou. Principalmente com a recente ocupação Holandesa na capitania de Pernambuco. Assim ele recebeu grandes recursos com total autonomia no combate contra os holandeses.

 

Jacome de Noronha

Jacome Raimundo de Noronha é o encarregado da selvagem capitania do Grão-Pará

 

Pedro Teixeira

Pedro Teixeira é um grande aventureiro que possui o desejo de repetir um dos maiores feitos exploratórios do Novo Mundo. Cem anos atrás, nas primeiras décadas após o descobrimento, o famoso explorador Francisco Orellana realizou a travessia do rio Amazonas. O maior rio que se teve notícia em todo o mundo. E assim chegou no oceano do outro lado do continente.

O lendário Orellena morreu ao tentar reproduzir o feito anos mais tarde. Mas esse trágico fim apenas deixa Pedro Teixeira ainda mais motivado. Há meses ele vem recrutando corajosos heróis para acompanhá-lo nessa expedição nas terras do Grão-Pará. E logo Pedro Teixeira e sua equipe começará essa expedição nas terras mais misteriosas e perigosas do novo mundo.

 

Padre Cristóbal

Cristóbal Acunã é um jovem escritor jesuíta que chegou nas terras do Novo Mundo em busca de aventuras. Assim, ele partiu em missão para civilizar selvagens Nativos e conhecer os mistérios desta terra. Por essa razão, decidiu aportar nas terras mais desconhecidas do Novo Mundo. As terras nomeadas de Grão-Pará.

Em pouco tempo, ele conheceu o empolgado aventureiro Pedro Teixeira. Juntos, eles planejam percorrer as terras selvagens do Grão-Pará através do rio Amazonas. Assim como fez o lendário Orellama cem anos atrás. Sempre levando consigo sua pena tinteiro para transcrever suas emoções em palavras de um livro.

 

Pedro de Albuquerque

Pedro de Albuquerque Melo é um homem de muita coragem. Ele lutou contra a invasão holandesa na capitania de Pernambuco, tendo que recuar frente ao inimigo. Mas já planeja sua revanche.

Pedro Albuquerque está recrutando outros heróis como ele. Ele planeja invadir com um pequeno grupo as terras inimigas. Atacar os inimigos em seu próprio território. E expulsar as forças invasoras. Loucura? Talvez. Mas certamente patriotismo e coragem sem igual.

 

Almirante Lichthardt

Johan Cornelis Lichthart destacou-se como um grande bucaneiro holandês. Há anos ele tem atacado embarcações comerciais e militares da Coroa Ibérica ao longo de todo o oceano. E recentemente ele recebeu uma nova missão. Desembarcar seus homens num grande ataque nas terras do Novo Mundo.

O almirante Lichthart já está a caminho de São Luís com sua poderosa esquadra naval para um grande ataque surpresa. Enquanto São Luís tem enviado homens para o fronte no Ceará, ele não espera um ataque vindo de suas águas. E logo essa frota holandesa atingirá a capitania desprevenida. Que os deuses ajudem o povo de São Luís.

 

Pieter Jansz Bas

Este é um home com habilidades bem específicas por ter trabalhado por anos com o ouro e prata no Haarlem no ofício de ourives. Muitos esperam que ele um dia seja capaz de preparar as ferramentas e equipamentos necessários para a cunhagem de moedas no Novo Mundo. Certamente, seria algo inédito neste continente recém descoberto.

Enquanto esta missão não se completa, este ourives aposentado tem se focado na atividade administrativa no governo holandês. Primeiro, recebeu nos últimos dois anos a função de Diretor de Sirinhaém e depois de Porto Calvo. Recentemente, ele foi avisado de sua próxima missão. Logo que o Maranhão for conquistado, será seu primeiro governador. Seguindo este caminho, todos acreditam que logo alcançará sua desejada função no Alto e Secreto Conselho.

 

Pontos de Interesse

 

Cidade de São Luís

 

Forte São Luís

 

Terra-Firme do Cumã

 

Grão-Pará

 

Mil virgens

 

Freguesias e Engenhos