O Território Pioneiro

Diretor:

Capital: Vila de Igarassu – ver figuras importantes

Número de Engenhos: 10 (501 tarefas) – ver pontos de interesse e freguesias e engenhos

 

Governo Atual

 

Figuras Importantes

 

Dominus David Doorenslaer

A experiência da igreja reformada no Novo Mundo busca não apenas manter os soldados amparados de sua religião, mas também atingir novos públicos. Em especial, converter os índios nativos. O mais importante sucesso nesta conversão foi Pedro Poti, que pode ser tido com o pioneiro neste processo visto que sua conversão ocorreu quinze anos atrás, durante a primeira invasão holandesa na Bahia.

Não há como negar que Pedro Poti se tornou um recurso importantíssimo na guerra com os inimigos espanhóis neste campo de batalha. Por isso, coube ao dominus David Doorenslaer a missão de interagir com esses indígenas e ensinar o meio de vida holandês, assim como sua religião.

 

Dominus Johannes Polhemius

            Pregador da igreja protestante

 

Pontos de Interesse

 

Câmara do Igarassu

Em todas as capitanias conquistadas, a política holandesa estimula a criação de câmaras políticas com representantes do povo. Geralmente, formadas por dois “escabinos” que tem interlocução direta com os líderes holandeses e quatro representantes do povo. Atualmente, esses cargos são exercidos nesta capitania pelos seguintes integrantes.

Gonçalo Novo de Lira (esc.)

João Malheiro da Rocha (esc.)

Sebastião Vieira

Pero Ferreira Vilarinho

João Freira

João de Matos da Costa

 

Trilha de Calabar

????

 

Freguesias e Engenhos

 

Engenho Aiama da Riba

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Pedro da Rocha Leitão. Produção: 56 tarefas (Lavradores: Geraldo Padro de Leão, Francisco Bernardes da Rocha, Estevão do Padro Leão, Luís da Mota, Antônio Saraiva, Paula d’Almeida, Simão Furtado, Francisco Coelho e Simão Dias Rodrigues).

 

Engenho Aiama de Baixo

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Manuel Jácome Bezerra. Produção: 71 tarefas (Lavradores: Simão Dias Rodrigues, João d’Oliveira, João Barbosa, Francisco Coelho, Miguel Marinho e o partido da fazenda).

 

Engenho Piranhi

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Domingos Velho Freire. Produção: 68 tarefas (Lavradores: João Pereira, Pero da Costa Brandão, João de Matos da Costa, Luís Freire, Manuel Gonçalves Castro, Baltasar Cardoso).

 

Engenho Tabatinga

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Pieter Marissingh, cum socio. Produção: 75 tarefas (Lavradores: Vicente Siqueira, Leonardo Dias e Paul Anthony Daems).

 

Engenho Espírito-Santo

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Gonçalo Novo de Lira. Produção: 95 tarefas (Lavradores: Francisco Dias de Oliveira, Francisco Correia, Bartolomeu Gomes, Antônio Álvares, Antônio Coelho, Francisco da Rocha, Francisco de Sousa e Bartolomeu Lambertsz van Boucholt e Jão de Abreu).

 

Engenho Garasuntinga

Também conhecido como Araripe de Riba, é um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a Domingos da Costa Brandão. Produção: 50 tarefas (Lavradores: o partido da fazenda e Maria Ferreira).

 

Engenho Jaguarabe

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence à viúva de Jerônimo Crabel. Produção: Não revelado.

 

Engenho Mussurupa

É um bom engenho de água que possui moenda. Pertence a João Lourenço Francês. Produção: 86 tarefas (Lavradores: Domingos Macedo, Gaspar Cardoso, João Dias Leite e Marcos Peres de Lucena).

 

Engenho Paratibe de Riba

É um engenho que está totalmente arruinado. Produção: Nenhuma.

 

Engenho Paratibe de Baixo

É um engenho que está totalmente arruinado. Produção: Nenhuma.